quarta-feira, 30 de março de 2011

Proposta de trabalho número 1 (versão 2 - quadrado)

Quadrado: 12cm x 12cm

Na resolução da proposta 1, elaboramos uma composição num quadradro 12 por 12 cm, onde foram usados os seguintes elementos da comunicação visual: o ponto, a linha, a forma, a direcção, a cor e textura, que pretendem justificar a interpretação da música que mostra alguém que quer voltar para casa, ou rever a pessoa que mais gosta.
Como técnicas da comunicação visual, foram usadas: o equilíbrio, transmitindo a ideia de harmonia e estabilidade, enunciadas na letra como a palavra lar; assimetria que representa um pouco de complexidade, relativa á confusão que se possa gerar, e ao mesmo tempo a emoção transmitida; a irregularidade, transmitindo o inesperado, algo que se desconhece como o caso do futuro e a profusão que constitui uma ornamentação, funcionando como um enriquecimento visual. Há ainda a acrescentar, o facto do triangulo e quadrado brilhantes que se encontram presentes, pelo facto de representarem o lar/ a casa, enunciadas na música; assim como o facto de os circulos estarem ordenados de forma a parecer uma onda do mar, transmitindo calma, mas ao mesmo tempo o seu brilho representar as oportunidades.

Proposta de trabalho número 1 (versão 2)

Círculo: 11,5 cm de diâmetro

Neste trabalho recorremos a várias técnicas de comunicação visual. Recorremos á instabilidade e movimento pois a música reflecte bastante confusão e dá uma ideia de movimento tanto pela letra como pela melodia. Recorremos também á assimetria e á assimetria; á simetria porque o relógio é bastante simples e estático e á assimetria porque a música é bastante complexa e a letra dá uma ideia de constante movimento. Introduzimos na nossa composição a irregularidade porque as oportunidades perdidas que a letra fala provocam qualquer coisa de inesperada. A fragmentação induz um certo movimento, a ideia de partes e a variedade de toda a composição.
Nesta composição estão presentes vários elementos básicos da comunicação visual como a cor, para chamar atenção á irregularidade das formas circulares. A forma, círculos e triângulos, neste caso os triângulos ajudam a formar alguns pontos do relógio. As setas, constituídas por linhas com triângulos pretos no final, que provêm de um ponto não central dão ideia de assimetria e formam os ponteiros do relógio. Três linhas pretas dão irregularidade ao desenho, representado uma quebra e portanto, a nosso ver, oportunidades dispersas e uma parte de pontinhos amarelos que representa a luz falada na canção.

terça-feira, 29 de março de 2011

Exemplos de composições baseadas em tipografia

Andava na internet e decidi ver mais alguns exemplos de composições tipográficas porque achei a da bicicleta mesmo muito interessante.



Exemplo de uma composição baseada em tipografia

Quando andava pela net encontrei este exemplo de uma composição baseada em tipografia e achei bastante interessante pois é a figura de uma bicicleta formada unicamente por palavras e as palavras estão posicionadas segundo o seu significado na constituição da bicicleta.

domingo, 27 de março de 2011

Elementos básicos da comunicação visual (versão 2)

Algumas fotografias que tirei sobre os elementos básicos da comunicação visual:

Ponto e Textura:

Cor:

Cor e Linha:

Forma, Cor e Textura:

Escala:

Movimento:

Forma:





quinta-feira, 24 de março de 2011

Proposta de trabalho número 1 (informação)

Depois de uma conversa com o Professor chegámos á conclusão que utilizámos no nosso trabalho vários elementos figurativos, o que não era suposto e então vamos refazer o nosso quadrado e apresentar o nosso círculo, desta vez tentando cumprir melhor os objectivos, visto que já estivemos a esclarecer as nossas dúvidas.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Contextualização da letra

A escrita foi inventada na Suméria. No começo, a escrita era feita com o desenho das coisas. Por exemplo: se a palavra era "casa", fazia-se o desenho de uma casa. Mas logo vieram as dificuldades. Como escrever o nome de uma pessoa? Não bastava fazer o desenho de um homem ou de uma mulher! Então começaram-se a combinar os símbolos. Desse modo, para escrever algo sobre alguém chamado Coelho, bastava desenhar um homem e um coelho. Mas isso também nem sempre funcionava bem. Como se poderia representar alguém chamado Henrique? Para resolver esse tipo de problema, passou-se a escrever os sons das palavras e não as ideias. Para escrever "irmão", desenhavam-se as pernas andando (ir) e uma mão. Um soldado era representado por um sol junto com um dado.
Ainda assim as dificuldades apareciam. Surgiu, então, uma maneira de escrever na qual eram observados os sons da fala. Assim, os símbolos da escrita passaram a ser as sílabas ou as vogais e as consoantes separadamente, conforme a língua. Esse tipo de escrita que representa separadamente as vogais e as consoantes, ou seja, cada letra, é chamado alfabeto, que se mostrou tão interessante, útil e prático que hoje em dia todas as línguas do mundo podem ser escritas com esse sistema.


Bibliografia:
http://www.universitario.com.br/noticias/noticias_noticia.php?id_noticia=6398

Proposta de trabalho número 1


Memória descritiva

Depois da escolha da nossa música e achadas as palavras chave, começamos a realização do nosso quadrado. Decidimos fazê-lo á mão pois não dominamos ainda muito bem os programas virtuais. Depois de termos tido algumas ideias escolhemos fazer o nosso trabalho num quadrado cinzento/prateado com o intuito de já ter alguma luminosidade e brilho, aqui temos então um elemento básico, a cor. Depois introduzimos umas ondas pois são uma das palavras importantes da nossa música e com isso induzimos no nosso trabalho algum movimento e cor. Por cima das ondas decidimos pôr uma cama, para dar a ideia de lar/casa, com uma colcha com um padrão com vários elementos para sugerir a ideia de confusão transmitida pela música. Assim trouxemos mais cor e forma ao nosso trabalho. Na cama pusemos um relógio distorcido (copiado de um dos quadros de Salvador Dali) para salientar a ideia de confusão. Com isto trouxemos mais um elemento básico, a forma. Para reforçar ainda mais a ideia de confusão juntamos uns pontos de interrogação e um balão de pensamento com umas notas musicais lá dentro que simbolizam a ideia de cantar também transmitida pela música. No final quisemos acrescentar as luzes e um pouco mais de brilho para dar força a essa parte da música. que simboliza oportunidades pedidas e dispersas. A ideia de “parte”  está um pouco por todo o projecto pois os objectos estão dipostos por todo o trabalho com vários significados que juntos tentam simbolizar o conceito da música.

terça-feira, 15 de março de 2011

Letra da música para a proposta de trabalho Nº1

Clocks - Coldplay

Lights go out and I can’t be saved 
Tides that I tried to swim against 
Brought me down upon my knees 
Oh I beg, I beg and plead 

Singin’, come out if things aren’t said 
Shoot an apple off my head 
And a, trouble that can’t be named 
Tigers waitin’ to be tamed 

Singing, yooooooooooooo ohhhhhh 
Yoooooooooooo ohhhhhh 

Confusion never stops 
Closing walls and ticking clocks 
Gonna, come back and take you home 
I could not stop that you now know 

Singin’, come out upon my seas 
Curse missed opportunities 
Am I, a part of the cure 
Or am I part of the disease 

Singin’, yoooooooooooo ohhhhhh 
Yooooooooooooo ohhhhhh 
Yooooooooooooo ohhhhhh 
Yooooooooooooo ohhhhhh 

Yooooooooooooo ohhhhhh 
Yooooooooooooo ohhhhhh 

Oh nothing else compares 
Oh nothing else compares 
And nothing else compares 

Yooooooooooooo ohhhhhh 
Yooooooooooooo ohhhhhh 

Home, home, where I wanted to go 
Home, home, where I wanted to go 
Home, home, where I wanted to go 
Home, home, where I wanted to go 


Link para o vídeo no youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=5KkWGy7W3_o