Depois de uma conversa com o Professor chegámos á conclusão que utilizámos no nosso trabalho vários elementos figurativos, o que não era suposto e então vamos refazer o nosso quadrado e apresentar o nosso círculo, desta vez tentando cumprir melhor os objectivos, visto que já estivemos a esclarecer as nossas dúvidas.
quinta-feira, 24 de março de 2011
quarta-feira, 23 de março de 2011
Contextualização da letra
A escrita foi inventada na Suméria. No começo, a escrita era feita com o desenho das coisas. Por exemplo: se a palavra era "casa", fazia-se o desenho de uma casa. Mas logo vieram as dificuldades. Como escrever o nome de uma pessoa? Não bastava fazer o desenho de um homem ou de uma mulher! Então começaram-se a combinar os símbolos. Desse modo, para escrever algo sobre alguém chamado Coelho, bastava desenhar um homem e um coelho. Mas isso também nem sempre funcionava bem. Como se poderia representar alguém chamado Henrique? Para resolver esse tipo de problema, passou-se a escrever os sons das palavras e não as ideias. Para escrever "irmão", desenhavam-se as pernas andando (ir) e uma mão. Um soldado era representado por um sol junto com um dado.
Ainda assim as dificuldades apareciam. Surgiu, então, uma maneira de escrever na qual eram observados os sons da fala. Assim, os símbolos da escrita passaram a ser as sílabas ou as vogais e as consoantes separadamente, conforme a língua. Esse tipo de escrita que representa separadamente as vogais e as consoantes, ou seja, cada letra, é chamado alfabeto, que se mostrou tão interessante, útil e prático que hoje em dia todas as línguas do mundo podem ser escritas com esse sistema.
Bibliografia:
http://www.universitario.com.br/noticias/noticias_noticia.php?id_noticia=6398
Ainda assim as dificuldades apareciam. Surgiu, então, uma maneira de escrever na qual eram observados os sons da fala. Assim, os símbolos da escrita passaram a ser as sílabas ou as vogais e as consoantes separadamente, conforme a língua. Esse tipo de escrita que representa separadamente as vogais e as consoantes, ou seja, cada letra, é chamado alfabeto, que se mostrou tão interessante, útil e prático que hoje em dia todas as línguas do mundo podem ser escritas com esse sistema.
Bibliografia:
http://www.universitario.com.br/noticias/noticias_noticia.php?id_noticia=6398
Proposta de trabalho número 1
Memória descritiva
Depois da escolha da nossa música e achadas as palavras chave, começamos a realização do nosso quadrado. Decidimos fazê-lo á mão pois não dominamos ainda muito bem os programas virtuais. Depois de termos tido algumas ideias escolhemos fazer o nosso trabalho num quadrado cinzento/prateado com o intuito de já ter alguma luminosidade e brilho, aqui temos então um elemento básico, a cor. Depois introduzimos umas ondas pois são uma das palavras importantes da nossa música e com isso induzimos no nosso trabalho algum movimento e cor. Por cima das ondas decidimos pôr uma cama, para dar a ideia de lar/casa, com uma colcha com um padrão com vários elementos para sugerir a ideia de confusão transmitida pela música. Assim trouxemos mais cor e forma ao nosso trabalho. Na cama pusemos um relógio distorcido (copiado de um dos quadros de Salvador Dali) para salientar a ideia de confusão. Com isto trouxemos mais um elemento básico, a forma. Para reforçar ainda mais a ideia de confusão juntamos uns pontos de interrogação e um balão de pensamento com umas notas musicais lá dentro que simbolizam a ideia de cantar também transmitida pela música. No final quisemos acrescentar as luzes e um pouco mais de brilho para dar força a essa parte da música. que simboliza oportunidades pedidas e dispersas. A ideia de “parte” está um pouco por todo o projecto pois os objectos estão dipostos por todo o trabalho com vários significados que juntos tentam simbolizar o conceito da música.
terça-feira, 22 de março de 2011
Elementos básicos da comunicação visual
Ponto:
Linha:
Forma:
Direcção:
Tom:
Cor:
Textura:
Escala:
Dimensão:
Movimento:
Nota:
Todas estas imagens foram retiradas da internet e não são da minha autoria.
terça-feira, 15 de março de 2011
Letra da música para a proposta de trabalho Nº1
Clocks - Coldplay
Lights go out and I can’t be saved
Tides that I tried to swim against
Brought me down upon my knees
Oh I beg, I beg and plead
Singin’, come out if things aren’t said
Shoot an apple off my head
And a, trouble that can’t be named
Tigers waitin’ to be tamed
Singing, yooooooooooooo ohhhhhh
Yoooooooooooo ohhhhhh
Confusion never stops
Closing walls and ticking clocks
Gonna, come back and take you home
I could not stop that you now know
Singin’, come out upon my seas
Curse missed opportunities
Am I, a part of the cure
Or am I part of the disease
Singin’, yoooooooooooo ohhhhhh
Yooooooooooooo ohhhhhh
Yooooooooooooo ohhhhhh
Yooooooooooooo ohhhhhh
Yooooooooooooo ohhhhhh
Yooooooooooooo ohhhhhh
Oh nothing else compares
Oh nothing else compares
And nothing else compares
Yooooooooooooo ohhhhhh
Yooooooooooooo ohhhhhh
Home, home, where I wanted to go
Home, home, where I wanted to go
Home, home, where I wanted to go
Home, home, where I wanted to go
Link para o vídeo no youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=5KkWGy7W3_o
Lights go out and I can’t be saved
Tides that I tried to swim against
Brought me down upon my knees
Oh I beg, I beg and plead
Singin’, come out if things aren’t said
Shoot an apple off my head
And a, trouble that can’t be named
Tigers waitin’ to be tamed
Singing, yooooooooooooo ohhhhhh
Yoooooooooooo ohhhhhh
Confusion never stops
Closing walls and ticking clocks
Gonna, come back and take you home
I could not stop that you now know
Singin’, come out upon my seas
Curse missed opportunities
Am I, a part of the cure
Or am I part of the disease
Singin’, yoooooooooooo ohhhhhh
Yooooooooooooo ohhhhhh
Yooooooooooooo ohhhhhh
Yooooooooooooo ohhhhhh
Yooooooooooooo ohhhhhh
Yooooooooooooo ohhhhhh
Oh nothing else compares
Oh nothing else compares
And nothing else compares
Yooooooooooooo ohhhhhh
Yooooooooooooo ohhhhhh
Home, home, where I wanted to go
Home, home, where I wanted to go
Home, home, where I wanted to go
Home, home, where I wanted to go
Link para o vídeo no youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=5KkWGy7W3_o
Subscrever:
Mensagens (Atom)